32a Bienal de São Paulo (de 10 de setembro à 12 de dezembro de 2016)

Com o tema Incerteza Viva, a 32ª Bienal de São Paulo reúne obras e promove ações articulando arte e questões da contemporaneidade relacionadas às incertezas do mundo de hoje.

Ecologia, cosmologia, aquecimento global, extinção de espécies, destruição de recursos, conflitos e as inquietações de cada um frente às incertezas da vida são temas motivadores para o projeto curatorial.

A artista suíça Ursula Biemann foi convidada pela equipe de curadoria para participar da 32ª Bienal com a obra Selva Jurídica, resultado de um trabalho feito com o arquiteto brasileiro Paulo Tavares.

 

Ambos investigam os conflitos éticos e epistemológicos que estão implicados no processo de reconhecimento da natureza como um “sujeito de direitos” – uma representação jurídica. O projeto surgiu dos diálogos e filmagens feitas na Amazônia Equatoriana em novembro de 2013 e consiste na publicação de um livro homônimo e numa instalação que reúne a documentação do processo.

Os vídeos e materiais coletados narram uma batalha judicial que se tornou um marco nas lutas por direito dos povos indígenas daquela região.

Trata-se da vitória de uma ação judicial movida pelo povo sarayaku, da nacionalidade quíchua, contra o governo do Equador, por permitir a exploração de recursos naturais como gás, minério e petróleo por multinacionais, colocando em risco a integridade física e cultural desse povo, bem como do ecossistema.

As entrevistas realizadas com os sarayaku colocam em evidência que a luta indígena não se limita apenas a uma divisão de terras dentro dos parâmetros jurídicos ocidentais, mas passa pelo reconhecimento das múltiplas cosmovisões e formas de entendimento e relação com a natureza, cujas representações não cabem em uma definição única, singular e hegemônica.

Workshop com o coletivo suíço Microsilos

Durante a 32ª Bienal  (de 24 a 30 de outubro) o coletivo suíço de artistas Microsilos realizará um workshop.

Microsilos é membro do grupo de pesquisa “Intertwining HiStories of Arts Education”, um projeto artístico que combina pesquisa, ação e educação.

Um dos objetivos do grupo é estudar as contra-narrativas à história dominante da educação pela arte, analisar as interconecções e apropriar-se delas para produzir instrumentos inovadores de mediação.

 

+

Another Roadmap School: http://colivre.net/another-roadmap

Intertwining HiStories Cluster: http://colivre.net/intertwining-histories

microsillons: www.microsillons.org

 

©2016Suíça Cultural News